sábado, 10 de maio de 2014

A Música em ponte com … a ciência vocal

Na passada quinta feira tivemos o prazer de assistir à palestra: A Música em ponte com … a ciência vocal, onde foi nossa convidada a Professora Filipa Lã.

A abrir o programa, os alunos da turma do 3.º ano declamaram as poesias: "O limpa-palavras" de Álvaro Magalhães in "O Brincador" e "Uma outra voz" de Adelina Caravana Ricardo.



Estava lançado o mote para uma manhã onde a palavra e a voz foram o fio o condutor e o centro da nossa atenção.

De uma forma apaixonada e apaixonante a Professora Filipa Lã guiou-nos na descoberta desse instrumento que todos nós possuímos.

Utilizando diversos aparelhos de diagnóstico e exercício e vídeos explicativos foi explicando as diversas influências que interferem no desempenho vocal.

Num vídeo muito interessante, filmando o interior da laringe de 4 cantores de um coro, foi possível ver as pregas vocais das diferentes vozes e ou mesmo tempo ouvir o som que ia sendo produzido.


Através de diversos exercícios práticos feitos ao longo da palestra, toda a plateia pode acompanhar a exposição da Professora Filipa Lã e mesmo encontrar formas para melhorar o seu desempenho vocal e a saúde vocal.

Como pregas vocais só temos umas, temos de as tratar bem, assim é importante que as hidratemos, bebendo água todos os dias.

Para finalizar tivemos oportunidade de assistir ao momento musical protagonizado pelas alunas de canto, Adriana Romero, aluna da classe da Professora Palmira Troufa e Regina Freire, aluna da classe da Professora Cecília Fontes.



A melhor forma para encerrar uma manhã intensamente dedicada à voz.

Sem comentários:

Enviar um comentário