quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

A Música em ponte com… a Biologia

No passado dia 31 de Janeiro recebemos com muita honra no Conservatório de Música do Porto o Professor Cláudio Sunkel para a palestra: A Música em ponte com… a Biologia.

A abrir assistimos à apresentação pelos alunos do 2.ºano do texto "As bactérias". Um texto rico em conteúdo científico e com alguns conselhos úteis. De referir que este texto é da autoria dos próprios alunos.

A história do Professor Cláudio Sunkel

Foi então a altura de nos iniciarmos a viagem em redor do mundo que o nosso convidado nos proporcionou. Iniciando no Chile, local do seu nascimento, fez uma paragem mais demorada em Londres.

As moscas mutantes

Local onde realizou os seus estudos e trabalho de doutoramento. Partilhou connosco algumas das investigações que realizou com moscas e como este estudo, no campo da genética, pode ser também útil no estudo da genética humana. Em paralelo com a sua carreira de investigação e cientista, o Professor Cláudio Sunkel foi partilhando também connosco alguns episódios da sua vida pessoal, como por exemplo o facto de em Londres ter conhecido a sua futura esposa, facto esse que o levou a vir viver para Portugal.

Palavras de Agradecimento
Confidenciou o seu gosto pela música, em especial pelo Jazz e algumas das suas incursões na aprendizagem de saxofone. Sendo a fotografia sub-aquática também uma das suas paixões, terminou a sua intervenção com belas imagens de biodiversidade subaquática do Mar Vermelho.


Momento Musical
A palestra finalizou com um momento de Jazz, muito apreciado pelo nosso convidado. O quinteto de Jazz do 11.º ano, do professor Paulo Carvalho, composto por João Pedro Alves - Bateria, Luís Poças - Guitarra, Miguel Meirinhos - Piano, Sofia Guedes - Contrabaixo e Mariana Silva - Saxofone, interpretou os temas "Blue Train" e "Equinox" de John Coltrane.

Sem comentários:

Enviar um comentário