sexta-feira, 22 de novembro de 2013

A música em ponte com...uma visão do espaço e do Universo

No passado dia 20 de Novembro tivemos o prazer de receber no Conservatório de Música do Porto a Professora Teresa Lago para a palestra: A música em ponte com...uma visão do espaço e do Universo

Durante a visita às instalações a Professora Teresa Lago pode visitar a exposição de alguns trabalhos dos alunos do 2.º e 3.º Ciclos alusivos ao espaço e universo.



A palestra iniciou-se com a declamação por parte dos alunos do 3.º ano "O cometa", "Refrão" e "O Universo" do livro "Pó de estrelas" de Jorge Sousa Braga. No final distribuíram entre os convidados, originais marcadores com as poesias.


Seguiu-se então a apresentação da nossa convidada, onde ela nos falou sobre o espaço, universo e corpos celestes. Partindo desde as maternidades de estrelas fizemos rapidamente uma viagem de muitos anos luz plena de fotografias extraordinárias.

No final fomos até ao Chile, mais precisamente ao deserto do Atacama, onde estão instalados uns dos maiores telescópios do mundo e onde será construído o European Extremely Large Telescope (E-ELT). Ficamos a saber que Portugal e em especial a Universidade do Porto participa activamente nestes programas de investigação.

Agradecimento do Professor Moreira Jorge
A palestra finalizou com um momento musical de violino, Isolda Lidegran Correia de violino tocou a "Valsa Cinderela" de Prokofieff, acompanhada ao piano pela Prof Suzanna Lidegran

Sem comentários:

Enviar um comentário