quarta-feira, 13 de novembro de 2013

A música em ponte com... a energia das ondas

No passado dia 07 de Novembro tivemos a prazer de receber o Professor Carlos João Ramos para a palestra: A música em ponte com... a energia das ondas.

Como ponto de partida da palestra, tivemos o prazer de assitir à declamação da poesia "Fundo do mar" de Sophia de Mello Breyner Andresen, por parte dos alunos do 4.º ano.

Plateia atenta e interessada

Seguiu-se então a apresentação do nosso convidado, onde ele nos falou sobre energia, em especial a elétrica e como ela está presente no nosso dia-a-dia e os diversos tipos de fontes de energia. Em particular foi explorada a fonte de energia relacionada com os oceanos.




Ficamos a saber que este tipo de aproveitamento energético - energia das ondas e oceano - é utilizado em Portugal há muito tempo, desde 1290, nos chamados "moinhos de maré" utilizados para a moagem de cereais.

Ao longo do tempo os aproveitamentos da energia das ondas têm vindo a evoluir e na actualidade são construídas centrais, utilizadas para a produção de energia elétrica.

A Central da Ilha do Pico
Neste caso particular tivemos a oportunidade de conhecer o projeto e alguns pormenores curiosos da Central da Ilha do Pico, nos Açores e da sua construção, na qual o nosso palestrante participou.

A sessão de perguntas e respostas foi um momento de partilha não só de conhecimento como também de partilha pessoal.

O Professor Moreira Jorge, Diretor do CMP, oferece uma medalha comemorativa do 95º Aniversário do CMP
 
A palestra finalizou com um momento musical de saxofone, onde duas alunas da Professora Isabel Anjo interpretaram:
- Mariana Silva: um solo "Caprice en forme de valse" de Paul Bonneau
- Ana Sousa: "Fantaisie" de Demersseman; acompanhada ao Piano pela Prof. Francesca Serafini.

Sem comentários:

Enviar um comentário